terça-feira, 21 de outubro de 2025

Reunião da APM dia 07/10


Momento especial de carinho e acolhida junto às mães da APM para deliberarmos sobre o uso de verbas, discutir demandas relacionadas a gestão escolar e pensar em pontos que se referem direta ou indiretamente a sustentabilidade, para melhor aproveitamento dos recursos financeiros da APM tendo a participação voluntária das mães sempre presentes!
Momento de partilha, integração, promover a conexão entre pessoas e fortalecer o senso de comunidade.



 

Outubro rosa



As crianças vivenciaram momentos de aprendizagens e sensibilização por meio de atividades lúdicas sobre o outubro rosa, conhecendo a importância da campanha e sendo incentivados a repassar o que aprenderam aos seus responsáveis. Essas ações contribuíram para o desenvolvimento de valores como o cuidado com o corpo, solidariedade e o respeito ao próximo. 

 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Dia dos professores

 




Em comemoração ao dia dos professores realizamos um café especial para celebrar e agradecer a todos que fazem parte da nossa equipe: Professores, gestores, cuidadores, administrativo, auxiliares e colaboradores. Foi um momento de carinho e reconhecimento por todo trabalho, dedicação e amor com que cada um contribui para nossa escola.

"O educador se eterniza em cada ser que educa."
                                                                                                                                               Aristóteles


Dia da árvore/ Meio ambiente- Infantil 5C


A educação ambiental na infância é fundamental para desenvolver consciência e responsabilidade em relação ao ambiente desde cedo. A roda de conversa tem como objetivo desenvolver consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente, promover o respeito e cuidado com a natureza e preparar as crianças para serem cidadãos responsáveis em relação ao meio ambiente; Além de desenvolver a coordenação, criatividade e socialização. As crianças amaram a proposta e levaram para casa sua árvore e foram incentivados a cuidarem da mesma.
 

Proposta realizada pela professora: Giane
 

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Hoje nossa escola recebeu o cordelista Moreira de Acopiara, que encantou a todos com seus versos, histórias e ritmos da cultura popular nordestina.



Moreira de Acopiara é como Manoel Moreira Júnior assina trabalhos poéticos, sejam impressos ou gravados. Nasceu no dia 23 de junho de 1961, no sítio Cantinho, no distrito de Trussu, município de Acopiara, no interior do Ceará, onde viveu até os vinte anos.
A mãe, que era professora, não só alfabetizou Moreira, como desenvolveu o hábito da leitura do menino, entre os trabalhos na fazenda e a leitura de livros de autores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Patativa do Assaré, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Camões, literatura de cordel mais as histórias que sua mãe tão bem contava e os versos dos cantadores repentistas da região.
Escreve desde a adolescência e já publicou trinta livros e mais de trezentos cordéis. Gravou CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas.
Radicado em São Paulo, exerceu diversos ofícios enquanto escrevia e publicava, de forma independente, seus primeiros cordéis e livros. Autor de várias obras e centenas de cordéis, destaca-se por títulos como O Sertão é o Meu Lugar, A Divina Comédia em Cordel e Canudos e a Saga de Antônio Conselheiro.
 Tem sido convidado para proferir palestras, ministrar oficinas e workshops sobre literatura de cordel, xilogravura e repente, em diversas regiões do Brasil. 
 Em parceira com cantadores sertanejos, como as duplas - Mococa e Paraíso (Fortuna Musical Edições – 2013), e Teodoro e Sampaio, Caju (in memoriam) e Castanha e pelo ator Jackson Antunes, suas músicas têm sido gravadas.                                                                                                     
 Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel ocupando a cadeira de número quatro.



 

Recebemos uma visita inspiradora! O artista Henrique Hammler compartilhou seu talento e experiências com nossas crianças, despertando olhares atentos e curiosos para o mundo da arte.



Nascido em Limoeiro, Pernambuco, em 9 de outubro de 1955, Heinrich Himmler Allan de Souza Santos, mais tarde Henrique Hammler, começou a desenhar aos sete anos, tentando reproduzir fielmente as fotos da família.   Aos 20 anos, com a ajuda do amigo e artista plástico João Neto, pintou uma paisagem que seria seu primeiro quadro a óleo.   Estudou desenho arquitetônico, industrial, mecânico e artístico no Liceu de Artes de Recife.   Em 1977, iniciou seus trabalhos em óleo sobre tela, dedicando-se também à pesquisa da cerâmica na cidade de Tracunhaém, Pernambuco, nos anos que se seguiram.   Em 1985 inaugura sua primeira exposição solo, “Os Flagelados da Paixão”, na Academia de Letras de Pernambuco.   A partir de então, muda-se para São Paulo onde passa a se dedicar integralmente à sua arte, tendo nela não apenas seu sustento, mas seu modo de vida. Em 1994 deu início a um projeto voltado para a comunidade “Pintando na Calçada” onde era desenvolvido o desenho e a pintura com crianças e adultos. O objetivo foi de promover o gosto pela arte, criatividade, harmonia individual e coletiva.                                     
Muitos de seus trabalhos mostram rostos contorcidos que se aproximam do expressionismo, comovem e apontam para a necessidade de vínculos entre os homens e Deus. Ele retrata brancos, morenos e negros com roupas coloridas e, muitas vezes, percebemos que a perspectiva desaparece.
Desenvolve sua arte dentro do figurativo, abordando sempre uma temática social.
Sua inspiração é o povo brasileiro e suas manifestações folclóricas. Seu norte como artista é a cultura nordestina. Os mamulengos, o bumba-meu-boi e os bonecos gigantes de Olinda estão presentes em grande parte de suas obras. As casinhas com antenas parabólicas foram sua grande inspiração.
Mora em São Bernardo do Campo onde tem seu ateliê. Tem obras no acervo do MAP (Museu de Arte Popular de Diadema- SP) e da Pinacoteca de São Bernardo do Campo – SP e desenvolve trabalhos socioculturais no bairro de Rudge Ramos.
Nos últimos anos, sua criação voltou-se, cada vez mais para suas raízes nordestinas.


 

  A semana da criança é um momento de muita alegria e criatividade em nossa escola!

Durante os dias de comemoração, as crianças participaram de diversas atividades especiais, como: brincadeiras, contação de histórias, interclasse, oficinas e encontros inspiradores com os artistas  Henrique Hammler (artista plástico) e Moreira de Acopiara (cordelista) que nos trouxeram experiências únicas de expressão e descobertas. 

Foi uma semana inesquecível repleta de cores, sorrisos e diversão e cada momento foi pensado para valorizar a imaginação, interação e o aprendizado que fazem parte da infância, uma verdadeira celebração do ser criança.


Segunda- feira 06/10 


Terça-feira 07/10



Quarta-feira 08/10


Quinta-feira 09/10